Revista ADEGA
Busca

04.Jul - Nova legislação entra em vigor na Europa

Nova legislação de vinhos entra em vigor na Europa


DOC de La Rioja, na Espanha, uma das maiores regiões produtoras de vinho da Europa
As novas regulamentações do vinho pela União Européia (UE) estão vindo à tona, trazendo consigo o começo de uma nova era para a indústria do vinho no Velho Mundo.

Os planos debatidos pelo grupo visam modernizar o comercio e melhorar a competitividade dos produtores europeus, como forma de combater o crescimento dos vinhos produzidos no chamado Novo Mundo.     


As reformas trarão leis mais simples no que diz respeito aos rótulos. Desde 1° de agosto, todos os rótulos passaram a poder mencionar o tipo de uva e safra.     

As medidas prevêem ainda um regime para encorajar produtores menos competitivos a deixarem a indústria em cerca de três anos. Subsídios para a crise dos destilados serão eliminados como medida para reduzir a superprodução.

"Os Estados e os produtores têm um grande oportunidade para fazer o melhor uso da nova legislação do vinho e para construir uma reputação internacional de excelência",falou Mariann Fischer Boel, comissário europeu da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

O dinheiro economizado com o fim dos subsídios será redirecionado para promoção de vinhos e para a modernização dos vinhedos. 

Nos últimos anos, os vinhos do Novo Mundo viram sua margem de mercado subir de 3 para 30 %, de acordo com a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV). 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Laboratório brasileiro cria banco de dados do vinho

+ Jogo interativo ajuda a promover Vinho Verde

+ O Melhor Vinho do dia: À volta às aulas na Argentina!

+ Vinícolas norte-americanas "incrementam" venda de vinhos

+ Vinícola neozelandesa usa ovelhas para cortar grama de vinhedo

Redação
Publicado em 04/08/2009, às 09h39 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias