Vinho - 16.Ago

Novo dominio de internet para vinhos causa protestos

por Redação

Um novo domínio de internet - .wine, substituindo o tradicional .com - feito especialmente para sites de vinho, está causando objeções na indústria vinícola e, principalmente, na Arábia Saudita. As autoridades do país estão protestando contra uma série de novos domínios como .vodka e .bar.

divulgação

Eles dizem que a novidade irá "promover e dar glamour ao consumo de álcool, que por sua vez, é responsável por doenças e uma série de problemas sociais". O conselho internacional responsável por administrar os domínios, ICANN, decidiu que eram necessários novos domínios além dos padrões como .com; .mobi.

A controversa é que empresas privadas irão possuir e gerir os novos domínios de nível superior e vender os direitos sobre os de segundo nível que já existiam, como napa.wine ou champagne.vin.

A Organização Internacional de Vinhos e Vinhas (IOV) está preocupada com a possibilidade das vendas dos domínios de regiões vinícolas e que isso possa prejudicar os direitos que são reservados a elas. Em um comunicado à ICANN, a IOV se disse preocupada "com a criação de uma lista principal que pode ser vendida, já que não há nomes registrados".

Já a OIV acrescentou que, embora o sistema de domínio permita que proprietários de marcas comerciais protejam seus direitos, não existe "nenhum processo semelhante de objeção para entidades que têm direitos de propriedade sobre as indicações geográficas".

 O ICANN irá estender o prazo para comentários e objeções às novas aplicações até o final de setembro, e os novos domínios só irão ao ar em 2013.

Mais notícias sobre vinhos...

Vinhas são oficialmente declaradas monumento histórico
Berry Bros & Rudd registra queda na venda de vinhos finos
Comportamento dos consumidores de vinho mudou desde 2008
Charles Heidsieck anuncia relançamento de seus champanhes
Viticultores de Borgonha enfrentam temporada dificil

palavras chave

Notícias relacionadas