Vinho - 29.Set - Vinicultura

Novo método de cultivo de uvas pode melhorar qualidade do vinho, segundo pesquisa

por Redação

Uvas feitas para crescer durante os meses mais frios podem possivelmente render uma safra de melhor qualidade e um vinho melhor. É o que diz uma pesquisa da California State University, sobre um método chamado "crop-forcing" ("colheita forçada", literalmente), que ainda não foi usado na alta temperatura do Vale San Joaquin.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um delicioso vinho californiano!

Divulgação
O método consiste na remoção de brotos de cachos em videiras, enquanto se poda e remove folhas e ramos. Semanas depois, um segundo broto irá aparecer, fazendo com que as uvas amadureçam mais tarde na estação de crescimento, quando as temperaturas são mais frias.

A pesquisa foi feita pelo Centro de Pesquisa de Vinicultura e Enologia, e tem como objetivo mudar a época de colheita de certas varietais de uvas no Vale San Joaquin do começo de setembro para o meio de novembro.

A expectativa dos pesquisadores é de que sejam produzidas uvas com características adequadas a vinhos de ótima qualidade, incluindo uvas menores, com maior acidez, baixo pH, cor mais intensa, taninos e compostos fenólicos mais elevados e aroma e sabor mais intensos.

O Instituto de Pesquisa Agrícola da California University State forneceu um fundo para a pesquisa enquanto experimentos preliminares foram conduzidos em vinícolas, em 2009 e 2010.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Rótulo faz alusão ao "Cálice Sagrado dos vinhos"

+ Diversidade de vinhos australianos é subestimada, segundo revista inglesa

+ Vinicultores ingleses têm altas expectativas com a qualidade da safra desse ano

+ Alemanha, Reino Unido e EUA são os principais importadores de vinho espanhol

+ Vinhos alemães batem recorde em leilão e provam sua crescente popularidade

palavras chave

Notícias relacionadas