Novo Mundo firma acordo sobre regras para os rótulos de vinho

por Redação

Desde 2007, países produtores de vinho do chamado Novo Mundo, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos, integrantes do Grupo Mundial de Comércio do Vinho (GMCV) conversavam sobre a homogeneização das informações presentes nos rótulos e contra-rótulos dos vinhos comercializados, que estiveram em sua reta final no último mês de março.

De acordo com o protocolo definitivo, firmado em Bruxelas, todos os vinhos comercializados pelos países deverão conter dados básicos, como o nível de álcool, safra, variedade e região de origem. Neste último ponto, apenas a Argentina estará excluída da possibilidade de incluir uma sub-região de origem. Dessa forma, serão evitados futuros problemas e barreiras nas vendas de vinho entre os países.

"Com isso, os países membros do GMCV estão confiando na certificação do país de origem e não pedirão nenhum certificado adicional para o ingresso dos vinhos, a não ser que algum dos Estados esteja sob alerta que possa colocar em risco a saúde da população", explicou Guillermo Garcia, presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura da Argentina.

A decisão do grupo acontece meses depois de a China estabelecer uma série de critérios - incluindo atestados de uso ou não de algumas substâncias - que deverão ser seguidos pelos países que exportam qualquer tipo de alimento, inclusive bebidas alcoólicas, para lá.

Mais notícias sobre vinhos...

Chineses estão cada vez mais envolvidos com os vinhos franceses

Número de visitantes da ProWein sobe significativamente

Cava pode ter denominação de origem rival em Penedès

Alvarinho tem grande futuro na Califórnia, diz família Torres

Casa Madeira vive boom de vendas de suco kosher na Páscoa

palavras chave

Notícias relacionadas