Revista ADEGA
Busca

Vinho - 15.Jun - Código de vinhos

Novo sistema de identificação facilita precisão no comércio de vinho


A empresa Liv-ex, que promove uma plataforma de integração e estabelecimento do mercado de vinho no mundo todo, acaba de lançar um código de vinhos universal o qual pretende simplificar como a indústria identifica vinhos.

Divulgação
O L-WIN é código único composto de sete dígitos numéricos e foi feito para identificação rápida e apurada de um vinho em um banco de dados.

Produtores podem registrar o nome dos vinhos, o que facilita bastante para o restante da indústria tracejar os seus vinhos.

Segundo a Liv-ex, o L-WIN ajudará as casas de vinho a melhorar a precisão do banco de dados, os comerciante a evitar erros de identificação ao vender ou comprar vinhos, e a equipe de logística a controlar melhor as suas encomendas.

James Miles, diretor da Liv-ex, disse: "Nós fizemos o L-WIN para servir como uma língua comum para o comércio de vinho. Usuários compatíveis de L-WIN poderão transferir uma grande quantidade de dados - seja a lista de preços, seja os registros das casas de vinho ou os pedidos de compra - a outro usuário em instantes. Em ambos os lados poderão identificar exatamente a qual vinho os registros se referem".

Alan Gilchrist, diretor da Ontech Solutions, provedor do sistema de banco de dados e gestão de estoques para a London City Bond, apoiou a iniciativa, dizendo que "o comércio de vinho sofreu muito com sistemas de nomenclatura e codificação inconsistentes, tornando fácil e precisa a identificação de produto desnecessariamente demorada [com o L-WIN]".

Já existia um sistema similar, o AVIN, o qual identifica cada vinho, incluindo cada safra. O L-WIN, por sua vez, refere-se ao vinho por produtor e marca, uva ou vinícola. Informações adicionais, como a safra, tamanho da garrafa ou da caixa podem ser adicionadas em campos separados.

Mais notícias sobre vinhos...

+ No Reino Unido, altos preços de safra 2010 de vinhos franceses diminuem consumo

+ Estudo aponta mudança de tendência do consumidor russo de vinho

+ Cafeteria nos EUA serve cafés com desenhos originais sobre a espuma de leite

+ Para facilitar a produção de vinhos, empresa neo-zelandesa cria sistema que mede emissão de carbono

+ No Reino Unido, marca de vinhos alemã faz parceria com musical "Priscila, a Rainha do Deserto"

Redação
Publicado em 15/06/2011, às 08h38 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias