Vinho - 24.Mar - Judaismo

Novo vinho "kosher" será apresentado em feira espanhola

por Redação

A Feira Alimentaria 2010, que será realizada em Barcelona e que se enfoca nos vinhos e alimentos espanhóis, vai contar com uma ilustre presença: o primeiro vinho "kosher" da região de Rioja Alavesa, que vai do norte do Rio Ebro até a província basca de Alava.

Ele foi produzido pela vinícola Ruiz de Viñaspre de Laguardia sob a supervisão de um rabino. Os vinhos kosher seguem critérios rigorosos de produção para que se tornem adequados ao consumo dos judeus ortodoxos. O vinho sempre teve papel essencial nas festas judaicas, seja no início do sabath (sábado sagrado), no kiddush (ato de santificar o sabath ) ou no término do período, o havdalah.

Por serem utilizados em diversos cultos religiosos, os judeus acreditam que o vinho destinado a eles deve ser produzido exclusivamente por ortodoxos, evitando, desta maneira, um caldo possivelmente contaminado por pessoas que não têm fé.

Ainda segundo os critérios, só podem ser utilizados os frutos de vinhas com mais de quatro anos. Kosher quer dizer "apropriado", ou seja, aquele que segue as leis judaicas, o "kashrut".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: Aos elegantes passos da Patinação Artística na Itália!

+ Chateau Leoville Las Cases lança segundo vinho

+ Produção de uvas no Brasil cai 4% em 2009

+ Wines From Brazil vai à Alemanha mostrar os vinhos nacionais
+ O Melhor Vinho do Dia: À tecnologia espanhola!

palavras chave

Notícias relacionadas