Vinho - 16.Fev.

Novos estudos mostram como funciona a substância benéfica encontrada no vinho

por Redação

Um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde(NHI) nos EUA oferece informações adicionais para explicar por que o resveratrol, substância encontrada nas cascas de uvas, nas próprias uvas e nos vinhos tintos, possui tantas propriedades benéficas.

Estudos anteriores mostram que a substancia melhora a saúde cardiovascular, ajuda na prevenção contra a diabetes tipo dois e pode proporcionar uma vida mais longa e saudável.

O estudo publicado no jornal medico, Cell, foi liderado pelo Dr. Jay Chung, um pesquisador no campo de obesidade e envelhecimento no Centro de Genética e Biologia do NHI, para tentar entender o impacto do resveratrol nas células.

Chung descobriu que a substância não age somente como anti-inflamatório, mas também como manipulador genético de forma direta e indireta; além de descobrirem que ela age como bloqueador da ação de uma enzima chamada phosphodiesterase 4 (PDE4), que causa degradação celular.

No entanto o medico disse que o resveratrol causa reações complicadas: "Resveratrol liga-se a muitas proteínas. E por isso pode causar efeitos adversos. Muitos estudos anteriores mostraram o baixo nível de toxidade, mas ainda não sabemos muito sobre  efeito químico."

A comunidade médica está pedindo por mais estudos sobre o assunto.

"Não em entendam mal. É uma pesquisa interessante, que pode abrir portas para novos tratamentos para doenças cardíacas, diabetes, e outras doenças crônicas" disse o editor do blog de saúde da universidade de Harvard, P.J. Skerrett, em um post.

Mais notícias sobre vinhos...

Empresa vende vinhos raros de edições comemorativas pela internet
Pesquisa mostra que champanhe é mais saboroso em copos altos
Festival de vinhos muda sua programação e para homenagear Whitney Houston
Festival enogastronômico beneficente reúne chefes conhecidos
Empresário abre loja de vinhos exclusiva para comerciantes chineses em Bordeaux

palavras chave

Notícias relacionadas