Há mais de 80 anos, os chocolates inspirados na lenda de Lady Godiva continuam surpreendendo os paladares do mundo
por Carla Destro
Diz a lenda que no reino de Conventry havia uma mulher generosa e bela chamada Lady Godiva, esposa do governante local. Ela era muito querida pela população de seu reino e sempre fazia o que podia para ajudar os mais necessitados. Um dia, seu marido Lord Leofric, um comandante autoritário e pouco carismático, resolveu aumentar o valor dos impostos, e Lady Godiva protestou em favor de seu povo.
Para resolver isso, Lord Leofric fez um desafio: se Godiva cavalgasse nua pelas ruas da cidade e todas as pessoas ficassem em casa, a taxa seria retirada. A mulher concordou.
No dia do desafio, o relógio da cidade tocou às 7h e, nesse momento, as pessoas começaram a fechar as janelas de suas casas, como o combinado. Lady Godiva cavalgou pelas ruas sem que ninguém se manifestasse e, assim, conseguiu com que seu marido suspendesse a cobrança do imposto.
A lenda de Lady Godiva é conhecida e contada até hoje. Para homenageála, Joseph Draps, um renomado doceiro belga, criou uma linha de chocolates - que, segundo ele, eram de extraordinária riqueza e design, uma coleção de paixão e pureza - e, para isso, buscou um nome que eternamente lembrasse as qualidades de paixão, estilo, sensualidade e audácia.
Assim, nomeou sua fábrica de Godiva Chocolatier, em 1926. A primeira loja foi aberta na Grand Place, de Bruxelas, na Bélgica, e vendia uma fórmula única de chocolate, que chamava a atenção não só pela sua maciez, como também por seus detalhes, tanto na produção quanto nas embalagens.
Expansão da lenda
O sucesso na Bélgica foi tão grande que Draps resolveu expandir sua companhia para outros países. Assim, foi aberta a primeira loja em Paris, na "Rue de St. Honoré", em 1958. E não parou por aí. Com o passar dos anos, foram inauguradas chocolatarias na Itália, Alemanha e Reino Unido e, a partir daí, a Godiva começou a pensar na América do Norte.
Em 1966, a Godiva iniciou a venda de chocolates em uma das lojas de departamento mais elegantes dos Estados Unidos, a Wanamaker's, na Filadélfia, Pensilvânia. Seis anos depois, a 5a Avenida, em Nova York, ganhou sua primeira filial. Atualmente, são mais de 275 lojas Godiva na América do Norte. A expansão continuou até a Ásia, onde a marca inaugurou sua loja em 1972, em Tókio, no Japão. Vinte e sete anos depois, foi a vez de se instalar em Honk Kong. Atualmente, Godiva tem mais de 450 lojas espalhadas em mais de 80 países, sendo que mais da metade delas está localizada na América no Norte.
Lenda da ousada Godiva, que cavalgou nua em Conventry, inspirou o fundador |
A produção do chocolate
Godiva utiliza dois métodos de produção em suas fábricas. O primeiro é o de cobertura, que envolve cobrir um pedaço de caramelo, por exemplo, com chocolate derretido. O segundo, e mais utilizado método, consiste em colocar o chocolate derretido na forma, o que permite a confecção de peças mais detalhadas e sofisticadas, que são facilmente identificadas como Godiva.
Um de seus produtos mais conhecidos é o "Almond Butter Dome", similar a uma bolachinha de pasta de amendoim, que é feito com manteiga de amêndoas ao invés de manteiga de amendoim, o que deixa o chocolate ainda mais saboroso.
Assim, se depender da marca e da elegância do chocolate, a lenda da Lady Godiva nunca será esquecida.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho