Vinho - 22.Dez - Futuro

"O futuro da viticultura paulista está na produção de espumantes", diz vinicultor

por Redação

A região do Circuito das Frutas - que abrange os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo - é famosa por seus vinhos de mesa, mas quer aventurar na produção de espumantes.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a ideia do projeto é revitalizar o cultivo de uva e a produção vinícola em todo o estado de S. Paulo. "Produzir espumantes é alternativa viável em São Paulo, que tem tradição no cultivo de variedades de uva de mesa, como niagara e itália. De ambas é possível obter uma bebida com ótimo potencial de consumo", afirmou o agrônomo Cláudio Luiz Messias, que ministra cursos sobre vinificação de espumantes na Unicamp.

"O futuro da viticultura paulista está na produção de espumantes. É um produto de bom valor agregado, estimula o turismo rural e diversifica a renda na propriedade", opina Edson Pigatto, vinicultor de Itatiba.

Pigatto foi um dos alunos de messias. Ele fez o curso em 2007 e já no ano seguinte produziu as primeiras 60 garrafas de espumante. Desde então o negócio apenas cresceu. "Ano que vem quero produzir 1.300 garrafas", afirma, empolgado, o vinicultor.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinho ajuda a manter a forma, diz estudo
+ Vinícola californiana distribui IPads a funcionários para melhorar produtividade
+ Loja de vinhos virtual atrasa em várias semanas entrega das garrafas
+Amy "WINE"house exige vinhos e outra bebidas em camarim do Brasil
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas

palavras chave

Notícias relacionadas