O Vêneto, região ao norte de Veneza, produz vinhos de vários estilos para você conhecer
por Sílvia Mascella
A região norte da Itália, que faz divisa com a Áustria e a Eslovênia é conhecida como Tre Venezie (Três Venezas) e nela estão as sub-regiões de Trentino Alto-Adige (mais ao norte), Vêneto (central e beira-mar) e Friuli Venezia Giulia (mais a leste). Dentro do Vêneto está, obviamente, a cidade de Veneza, mas ao norte e a oeste dela ficam zonas produtoras de uvas e vinhos antigas e muito conhecidas.
São as áreas de Prosecco (ao norte), Bardollino, Valpolicella e Soave (ao oeste da região) praticamente na divisa com a Lombardia, e com os lagos como o de Garda. Juntas essas zonas somam o maior volume de produção do norte do país, impulsionada, naturalmente, pela produção de Prosecco seja nas partes DOC como na DOCG de Conegliano-Valdobbiadene.
LEIALEIA TAMBÉM: Conheça o blend do Amarone, um dos clássicos da Itália
Em Prosecco, obviamente, brilham os espumantes de método Charmat com a uva Glera que, em sua região de nascimento na DOCG pode se chamar Prosecco mesmo. Em Soave (a leste de Verona) são os brancos da uva Trebbiano Toscano que fazem a fama da região. Valpolicella e Bardollino são importantes regiões de vinhos tintos, com as uvas Corvina, Molinara, Rondinella, Negrara e duas francesas: Cabernet Sauvignon e Merlot. Vale lembrar que essa é a região de produção dos Amarones, vinhos muito diferenciados e que todo enófilo precisa conhecer (veja qual é o corte clássico de Amarone no link acima). Veja abaixo a seleção de vinhos degustados por ADEGA:
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho