Veja os melhores vinhos degustados pela Revista ADEGA elaborados na região espanhola do Priorato
por Redação
Priorat foi a segunda denominação espanhola a receber o título de Denominación de Origen Calificada (DOCa), depois de Rioja. Os mais famosos vinhos do Priorato são os tintos. Embora, a Garnacha Tinta e a Cariñena (Carginan) sejam a base principal dos blends, produtores da região têm gradativamente inserido variedades internacionais – especialmente Cabernet Sauvignon – em seusv inhos.
Outras variedades autorizadas pela DOCa são a Garnacha Peluda, a Merlot e a Syrah. As cepas brancas que podem compor os blends são Garnacha Blanca, Macabeo, Pedro Ximénez e Chenin.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A DOCa Priorato é formada por 12 zonas de produção vitícola, as diferentes Villas de: Bellmunt del Priorato, Gratallops, Lloar, Morera de Montsant, Porrera, Poboleda, Scala Dei, Torroja del Priorat, VilellaAlta, Vilella Baixa e as zonas de Masos de Falset e Solanes del Molar.
O conselho regional admite cinco níveis de vinhos, começando com DOQ Priorat apenas, como denominação genérica, Vi de Villa, algo como os Village da Borgonha, Vi de Paratge, com um micro terroir ainda mais delimitado.
LEIA TAMBÉM: Priorat: a lendária região espanhola do vinho
As duas mais altas “classificações” são Vinya Classificada, com vinhos de caráter excepcional, que devemser engarrafados separadamente, e Gran Vinya Classificada, tida como: “exemplos muito raros de talento natural e histórico”.
Aceita-se ainda o uso do termo Vin de Finca, que seria algosemelhante ao Vino de Pago, ou seja, de um vinhedo reconhecido.
OS MELHORES VINHOS DO PRIORATO DEGUSTADOS PELA REVISTA ADEGA ⬇