12. jan - O melhor vinho português em 2015

O melhor vinho português só será provado em 2015

por Redação

Considerado o melhor vinho português pelo "supercrítico" norte-americano Robert Parker, o tinto Abandonado 2005 deverá ser provado apenas a partir de 2015, dez anos após sua colheita.

"É efetivamente um bocadinho prematuro bebê-lo, embora ele, enquanto jovem, mostre toda a força da sua juventude. Mas, com o andar dos anos vai ganhar maturidade", revela Tiago Alves de Souza, filho do produtor e engarrafador do Abandonado, Domingos Alves de Souza.

Autor e editor da publicação bimestral "The Wine Advocate", que o tornou um dos críticos mais influentes do mundo, Parker atribuiu a este Abandonado 94 pontos, na escala que vai até 100, de sua própria autoria. Acredita-se que com uma nota acima de 90 pontos o vinho não tem preço; abaixo de 90 não tem compradores.


De acordo com Domingos, uma garrafa do vinho custa aproximadamente 60 Euros, porém foram lançadas no mercado somente cerca de três mil garrafas.

Considerado em 1999 o produtor do ano em Portugal, O Abandonado também ficou, em 2006, na primeira colocação em uma prova dos melhores vinhos do Douro, promovida pela publicação portuguesa Revista dos Vinhos. "O de 2005 é um dos melhores vinhos que alguma vez provei e é um dos meus melhores vinhos", resume o produtor.




palavras chave

Notícias relacionadas