Revista ADEGA

O português do Brasil

O Periquita é o vinho português mais consumido no Brasil, e este seu segundo maior mercado consumidor. Qual é o segredo do Periquita?

Christian Burgos em 19 de Maio de 2006 às 10:49

Christian Burgos

ADEGA foi recebida para uma entrevista exclusiva com Domingos Soares Franco, enólogo-chefe da José Maria da Fonseca, que veio ao Brasil para o lançamento no país do vinho Periquita branco.

#R#

Quando surgiu o Periquita?
A primeira garrafa de vinho Periquita foi produzida em 1880, mas temos registros do vinho Periquita já em 1850.

Como e por que lançar o vinho Periquita branco no Brasil?
O Periquita é o vinho tinto português mais vendido no Brasil, e o Brasil é o segundo maior mercado do Periquita em volume e o primeiro em número de garrafas comercializadas, com mais de 200.000 caixas por ano.

No período recente, qual foi a mais importante transformação no Periquita, além deste lançamento?
O Periquita tinto, até 2000, era monocasta. Neste ano, ele passou a ser produzido com duas castas portuguesas, na busca de maior apelo aromático.

A marca Periquita já batizou um vinho branco anteriormente?
Sim, produzimos o Periquita branco 2004 para a Suécia, nosso principal mercado em volume, com grande aceitação.

E o Periquita branco 2005?
É um lançamento exclusivo para os mercados brasileiro e sueco.

Como surgiu a idéia do lançamento desse vinho no Brasil?
Um de nossos colaboradores trouxe em bagagem para o Brasil uma garrafa do Periquita branco 2004, e a Diageo, nossa importadora, pressionou para lançarmos uma versão para o mercado brasileiro.

Por que uma versão?Existem diferenças entre o vinho distribuído na Suécia e no Brasil?
Sim, o vinho do Brasil mereceu uma formulação própria para atender ao paladar brasileiro, sendo menos ácido e mais doce que o sueco, recebendo 3% de uva Moscatel, que passa três meses em barrica na busca de suporte.

#Q#

Na sua visão, o que é o vinho Periquita?
Acima de tudo, procuramos fazer um vinho com excelente relação custo X benefício, que nosso consumidor possa comprar sem medo de errar.

E o que é o vinho Periquita branco 2005?
É um vinho leve e fácil, para aperitivo, ou que acompanha bem pratos leves.

Qual seu preço para o cliente final?
Tanto o tinto, quanto o branco, estão no mercado com preço sugerido de R$ 26,90.

O Periquita possui outras linhas?
Para ocasiões mais especiais, temos o Periquita Clássico, - mais robusto e complexo - com preço de mercado de R$ 75, vendido a clientes premium e delicatessen. Esse é um vinho para guarda por até 8 anos.

Soube que o senhor também está aqui por causa da Confraria do Periquita.

A confraria foi criada em 31 de maio de 1993 - data do aniversário de José Maria da Fonseca - e reúne pessoas que realmente se destacaram por grande contribuição ao Periquita. Diversas pessoas pedem para participar, mas a seleção é realmente restrita.

Fale-nos dos confrades brasileiros...
O primeiro confrade brasileiro foi o Sr. Carlos Cabral, convidado em 1998. Além dele, temos Fafá de Belém e Hebe Camargo, que manifestaram publicamente e sem nenhum relacionamento comercial ser o Periquita seu vinho predileto, entre outros.

Como funciona a confraria no Brasil?
Os confrades se reúnem anualmente num encontro promovido por nós. Este ano o encontro foi no Antiquarius, e nomeamos o chef Paulo Martins, de Belém do Pará, e José Henrique Fonseca, cujo personagem criado para a televisão, Mandrake é um fervoroso amante do Periquita.

Qual é o segredo do sucesso do Periquita?
Bom produto, preço justo e um representante nacional. Christian Burgos


Entrevista

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