21.jan - O mercado brasileiro de vinhos

O que falta para o mercado de vinho brasileiro crescer?

por Redação

Um estudo inédito sobre o mercado nacional de vinhos e espumantes, encomendado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e realizado pela empresa Market Analysis, desvendou as principais ações necessárias para o crescimento do mercado do vinho brasileiro.

A análise mostra que o mercado de vinhos nacionais passa agora por três ações principais: uma maior divulgação das suas características autênticas, a difusão dos seus benefícios à saúde e a democratização do consumo. Para reforçar mais ainda a imagem perante os consumidores, também seria positivo se ocorressem algumas inovações nas embalagens e o aumento na oferta do produto no varejo.

Revelaram-se duas ações fundamentais para alavancar as vendas de vinhos finos nacionais. A primeira é a realização de campanhas de propaganda para trabalhar a imagem negativa que muitos consumidores têm do vinho brasileiro. A segunda é acabar com a idéia de que o vinho é uma bebida para ser consumida apenas em ocasiões especiais, pensamento que restringe muito seu consumo. Também é necessário desmistificar a lenda de que "vinho bom é vinho caro".

Como os resultados foram obtidos após entrevistas com 1.037 pessoas entre 18 e 69 anos de três capitais - Porto Alegre, São Paulo e Recife, algumas diferenças regionais se manifestaram. Porto Alegre, por exemplo, é a cidade menos influenciável por qualquer fator nas vendas, possivelmente por conta de sua condição de mercado com tradição de consumo. São Paulo atribui uma influência maior se trabalhados os incentivos à comercialização. Já os entrevistados de Recife reconhecem que as ações de informação e divulgação, unidas a estratégias de inovação, podem incrementar as vendas.

As preferências dos brasileiros das três regiões irão determinar todas as ações promocionais previstas pelo Ibravin para este ano para que aumente o consumo das bebidas derivadas da uva no País.

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