O valor de uma medalha

Estudo revela a porcentagem de aumento de preço de um vinho que ganha medalha em um concurso


Para que serve uma medalha em um concurso de vinho? Muitos consumidores não ligam para isso, assim como muitos produtores. No entanto, um estudo publicado no site da American Association of Wine Economists (AAWE) revela que os produtores podem aumentar seus preços em 13% se ganharem uma medalha em um concurso de vinhos.



O artigo “O impacto causal das medalhas sobre os preços dos vinhos e os ganhos de participação em concursos” tem como objetivo principal verificar o efeito de uma medalha sobre o preço do vinho. E, dessa forma, apontou que um produtor cujo vinho recebe uma medalha pode aumentar seu preço. 

A pesquisa comparou o preço dos vinhos antes e depois de uma série de competições, descobrindo que alguns produtores experimentam um benefício de aumento de preço mesmo depois que os vinhos já tinham sido vendidos. Isso ocorre porque alguns possuem contratos com negociantes em que há uma provisão para que o produtor receba um aumento de preço específico se o vinho ganhar uma medalha entre a data do contrato e a data de entrega. 

Emmanuel Paroissien e Michael Visser, autores do artigo, concluem que “os incentivos para participar de competições são altos”. Os produtores estudados foram exclusivamente de Bordeaux e 11 competições de vinho foram mapeadas, mas o estudo revelou que o efeito é apenas estatisticamente significativo para “um pequeno grupo de concursos”, observando que tais competições não são apenas as mais prestigiadas, mas também aquelas em que “os juízes precisam avaliar relativamente poucos vinhos por dia, e concedem medalhas por consenso oral”. O estudo também afirmou que “uma minoria” de competições atribuem medalhas que “estão significativamente correlacionadas com a qualidade do vinho”.

 

Da redação

Publicado em 10 de Abril de 2018 às 09:00


Notícias