O vinho pode prevenir intoxicações alimentares

O álcool faz com que o nosso estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis patógenos

por Redação

Às vezes, quando se viaja para lugares em que as condições sanitárias são mais baixas do que o organismo está acostumado, não é raro sofrer com intoxicações alimentares causadas por bactérias. Dependendo da gravidade da infecção, isso pode arruinar as férias.

No entanto, o cientista inglês Richard Conroy afirma que uma das melhores formas de evitar algum tipo de contaminação por alimentos durante as viagens de férias é tomar algumas taças de vinho durante as refeições. Segundo ele, a acidez e o álcool fazem com que o nosso estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis patógenos presentes na comida.

Outro cientista, Randy Worobo, atesta, todavia, que não é tão simples assim destruir os patógenos. Para ele, a pessoa precisa consumir o vinho enquanto estiver consumindo os possíveis patógenos ou pouco depois. A quantidade de álcool também faz diferença. “Quanto maior o percentual de álcool, mais você inativará os patógenos dos alimentos. Então um vinho com 14% de volume de álcool será mais efetivo do que uma cerveja”, diz.

palavras chave

Notícias relacionadas