Os espumantes são o orgulho da vitivinicultura nacional, conheça os melhores espumantes do Brasil degustados por ADEGA
por Redação
Os espumantes são um dos grandes orgulhos nacionais, com diversos rótulos sendo reconhecidos mundialmente. Porém, a história de sucesso exigiu um longo processo de aprendizado.
Repleta de desafios, de períodos turbulentos e de conquistas, a história vitivinícola no Brasil deu um importante passo no decorrer do final do século XX, quando muitas famílias dos primeiros imigrantes italianos entenderam o que se passava no setor vitivinícola do país e não deixaram escapar a oportunidadede de se profissionalizarem.
Atualmente, as áreas com certificação do Brasil são: Denominação de Origem – D.O. Vale dos Vinhedos; Indicaçãode Procedência (I.P.) Pinto Bandeira; I.P. Altos Montes; I.P.Monte Belo do Sul; I.P. Farroupilha; I.P. Campanha Gaúcha; I.P. Vinhos de Altitude de Santa Catarina e; a mais recente o I.P.Vale do São Francisco.
Foi em março de 1532, que um fidalgo chamado Brás Cubas, nascido na cidade do Porto, tornou-se o primeiro viticultordo Brasil. Após fundar a Vila de Santos, ele mandou cultivar cepas trazidas de Portugal nas encostas da Serra do Mar, onde hoje se localiza a cidade de Cubatão. O empreendimentonão deu muito certo, então ele subiu a serra e os primeiros vinhedos que merecem menção foram cultivados no atual bairro do Tatuapé, em São Paulo.