Vinho - 23.Jul - Mercado

Otimistas, produtores de Champagne prevêem aumento nas vendas

por Redação

Esta semana, produtores e casas de Champanhe, na França, chegaram a um acordo sobre o rendimento da colheita de 2010: um total de 10.500 quilos por hectare. O aumento corresponde a 700 quilos a mais por hectare em relação ao ano passado.

De acordo com o presidente da União das Casas de Champagne (UMC), Ghislain de Montgolfier, os produtores estão querendo "dar um sinal de serenidade para ilustrar que a crise de 2009 passou".  

No entanto, o presidente disse ao jornal francês Le Figaro que o único problema a vista será estimar a venda nos finais do ano. "Tudo vai depender dos níveis gerais de consumo, especialmente na Europa. No caso de uma situação negativa, nós corremos perigo", explicou ele.  

De 2008 para o ano passado, as vendas de champanhe tiveram queda de 9% em volume e de quase 17% em valor. Este ano, entretanto, o cenário foi diferente. Nos primeiros três meses de 2010, as exportações aumentaram cerca de 25% na União Européiae 57% no resto do mundo.

O Comitê de Vinhos de Champagne (CIVC), prevê vendas de 315 milhões de garrafas para este ano, valor 20 milhões acima do que em 2009. 

O otimismo da UMC e da CIVC não é compartilhado por todos, no entanto. Para o diretor geral da cooperativa Nicolas Feuillate, os vinicultores não poderiam estar falando ainda sobre um final da crise. "Com diversos programas de austeridade econômica na Europa Ocidental, nós devemos ser realistas", disse ele.

ESPECIAL:Art nouveau do champanhe - O culto ao champanhe desvendado por Hervé Deschamps, chefe de cave da Perrier Jouët


Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Atletas e celebridades participam de "lançamento de rolha à distância"

+ Empresa cria garrafa de vinho para o mundo dos negócios

+ Rías Baixas discute ações futuras para alavancar a exportação

+ Feiras de vinhos espanhóis são marcadas para novembro na Alemanha
+ Marca de vinhos italiana faz parceria com embalagem ecológica

palavras chave

Notícias relacionadas