Vinho - 27.Ago - Safra 2010

Otimistas, produtores de Nova York esperam colheita maior e antecipada

por Redação

Se a previsão dos vinicultores de Nova York se cumprir, este ano eles terão uma colheita antecipada e consideravelmente maior do que a que tiveram em 2009.

O Departamento de Agricultura do estado acredita que a safra 2010 chegue a 170 milhões de toneladas, aumento importante quando comparado com as 128 milhões de toneladas obtidas no ano passado. E, segundo a expectativa dos produtores, a colheita será antecipada, acontecendo de uma a três semanas mais cedo do que a de 2009.

Os vinicultores estão otimistas. Como a fruta terá que esperar algum tempo até ser colhida, eles acreditam que a produção terá muito potencial. "Essa pode ser a nossa melhor safra em dez anos, ou mais", disse o presidente da organização New York Wine & Grape Foundation.

Alguns produtores como Peter Martini, gerente de produção da vinícola Anthony Road Wine Company, em Seneca Lake, crêem que a expectativa elevada este ano se deve às ótimas temperaturas durante 2010. "Foi um ótimo ano para plantar tudo, os frutos estão maravilhosos", disse ele.

"Nós estamos em um ano de 'la Niña', o que significa que teremos algum tempo de espera antes de fazer a colheita, algo raro de acontecer. Agora o único problema é espantar pássaros e doenças", explica Martini.

Para Bob Madill, gerente geral da vinícola Sheldrake Point Vineyard, em Cayuga Lake, é justamente essa espera que tornará este "um ótimo ano para os tintos". "Nós, definitivamente, temos o potencial de produzir algo de muita qualidade. Os brancos aromáticos também parecem estar indo bem, mas é um período crítico. Nós ainda temos que 'sobreviver' até setembro", concluiu.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Estudo aponta crescimento mundial no consumo de vinho ecológico

+ Comprador gasta 190 mil reais em vinhos em aeroporto de Dubai

+Arnold Schwarzenegger proclama Mês do Vinho na Califórnia

+Com excelentes previsões, colheita 2010 começa em Ontário

+ Resveratrol pode auxiliar na regeneração do coração, diz estudo

palavras chave

Notícias relacionadas