Vinho - 04.Ago - Preocupação ambiental

Ozônio pode ser alternativa ecológica na produção vitivinícola

por Redação

O centro de tecnologia espanhol Ainia encontrou uma possível alternativa para os desinfetantes utilizados na produção de vinhos. Depois de anos de pesquisa, a instituição descobriu um potencial desinfetante no gás ozônio, que poderia reduzir consideravelmente impactos ambientais.

Nomeado Ozonecip, o projeto foi premiado pela União Européia como um dos 23 melhores planos ecológicos da indústria. Os pesquisadores descobriram que a utilização do ozônio como desinfetante pode reduzir em até 50% os gastos de água na produção vitivinícola, cervejeira e láctea, além de diminuir pela metade a descarga de poluição gerada nessas produções.

Os resultados do projeto têm importância, sobretudo, para a produção orgânica de vinhos. Cerca de 80% da água consumida nesse tipo de indústria tem origem das operações de limpeza e desinfecção. Para esses processos, a Ozonecip se mostrou uma excelente alternativa, tanto econômica como ecologicamente.

ESPECIAL:Vinho em prol do verde - Vinhos biodinâmicos, orgânicos, ecológicos, biológicos, naturais. A preocupação mundial com uma vida mais saudável e um planeta sustentável chega até o mundo do vinho

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Casta grega será cultivada pela primeira vez na China

+ Loja Vinhedos comemora parceria com vinícola Paulo Laureano

+ Enólogo do Don Melchor, Enrique Tirado, fará encontros no Brasil
+ Importações de vinho crescem 28% no mercado brasileiro

+ Empresário processa casa de leilões por vender vinho falso

palavras chave

Notícias relacionadas