por Redação
De acordo com o que foi anunciado pelo diretor da Vinmonopolet, Kai G. Henriksen, durante uma visita à Argentina, os monopólios da venda de álcool na Suécia, Noruega, Finlândia e Ilhas Feroe - região autônoma da Dinamarca - exigirão a partir de 2012 que as empresas interessadas em exportar vinho a esses países cumpram uma série de princípios de responsabilidade social em sua prática empresarial.
As empresas interessadas em exportar vinho a esses países terão que cumprir diversos princípios de responsabilidade social |
A iniciativa, promovida há três anos pelos monopólios Systembolaget, Vinmonopolet, Alko, ATVR e Rúsdrekkasola Landins, tem sua imposição prevista para janeiro de 2012. Os princípios que configuram o Código de Conduta estão baseados nas normas definidas pela OIT e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Entre os princípios exigidos se encontram o reconhecimento da liberdade de associação e dos direitos sindicais, o respeito do salário mínimo e da jornada laboriau, o estabelecimento de lugares de trabalho saudáveis, de medidas anticorrupcionais e de técnica de trabalho que respeitem o meio ambiente.
Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca são os mercados onde há uma empresa estatal cuja função é controlar quase totalmente a venda de álcool, em seus respectivos países.
Os monopólios satisfazem sua demanda por meio de licitações públicas com critérios muito bem definidos sobre a origem do vinho, suas características e seu processo de elaboração.
As exportações de vinho espanhol aos países nórdicos supõem ao ano uma faturação de por volta de 100 milhões de euros, embora, devido à natureza controlada por esses mercados, essa cifra tende a manter-se estável.
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