Vinho - 24.Ago - Na Argentina

Para aumentar chuvas em Mendoza, pesquisadores implementam método de precipitação artificial

por Redação

Os produtores de Mendoza bem sabem que a quantidade de precipitação varia ano a ano. Tanto no topo da montanha como no plano, observam-se temporadas com boa quantidade de água e outras nas quais o recurso hídrico se mostra escasso.

Divulgação
Vinícola em Mendoza
Esse problema foi o que provocou a idéia do doutor Raúl Pérez, quem dirige o "Projeto de engenharia dos estudos climáticos para aumentar as chuvas por técnicas artificiais". O programa, que trata de dar uma resposta à cada vez menor quantidade de água existente aos recursos humanos, é coordenado entre a Universidade Tecnológica Nacional (UTN), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCeT) e o município de San Martín.

"O método que se elegeu para modificar os processos metereológicos é a introdução de certas substâncias químicas na nuvem para aumentar o seu tamanho e a quantidade de gotas para que elas possam chegar ao solo", disse Raúl Pérez.

Ele adiantou que "o projeto realizará estudos e investigações da atmosfera e nuvens da região, para adaptar as metodologias de aumento de chuvas que se utilizam há décadas no resto do mundo. Os resultados possibilitarão implementar um programa próprio de luta contra a seca e a desertificação eficiente que permitirá atenuar os efeitos da falta de chuvas de forma sustentável e diminuir a preocupação que os vinicultores de Mendoza têm todo ano".

Sobre Mendoza, Pérez disse, "elegemos Mendoza porque é a província desértica com três oásis produtivos (Norte, Valle de Uco e San Rafael y General Alvear), em que a quantidade de água é muito instável ano a ano. Seria bom diminuir essa variabilidade para que todo o setor produtivo possa fazer uma planificação e não depender tanto do acaso".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Menos de 10% dos vinicultores nos EUA são mulheres, diz estudo

+ China lança fundo de investimento em vinho

+ Nos EUA, garrafas de vinho serão lavadas e reutilizadas

+ A banda Train lança vinho e parte do lucro das suas vendas será doada

+ Inflação na Argentina dificulta vendas de vinho

palavras chave

Notícias relacionadas