Vinho - 12.Ago - Tecnologia

Para facilitar colheita, tecnologia infravermelha é utilizada por vinicultores de Bordeaux

por Redação

Vinicultores de Bordeaux agora dispõem de um aparato que facilita e dá precisão à colheita de uvas: é o sistema de imagens via satélite que utiliza uma tecnologia infravermelha, cuja principal função é mostrar a maturação das frutas.

Divulgação
As imagens facilitam a determinar a data de colheita

Em parceiria com a Wine Cooperative Intitute (WCI), a companhia Geo-Information Services (GIS), uma subsidiária da Astrium Services, ofecereu um serviço, chamado "Enoview", pelos últimos três anos. A ideia é simples: prover aos vinicultores um mapa detalhando o estado vegetativo de seus vinhedos.

"Isso ajuda os vinicultores a tomar decisões e ganhar um tempo considerável", disse Jacques Rousseau, diretor de serviços vinícolas do WCI Group. "Isso permite que ele tenha uma visão panorâmica instantânea da sua vinícola e saiba como estão as videiras, como se ele estivesse olhando fileira por fileira"

O mapa pode determinar a uniformidade do processo de amadurecimento, uma vez que ocorre em um lote específico do terreno. Quanto mais verdes as uvas, mais forte é superfície da planta no mapa; e quanto mais vermelho e azul elas são, menos desenvolvida é a vegetação. Desse relatório, o vinicultor pode tirar diversas conclusões, incluindo a data ideal da colheita.

As imagens, tiradas entre 15 e 20 dias antes do "véraison", estágio no qual as uvas mudam coloração, são feitas a 800 quilômetros de distância.

MAIS: Colheita mecânica será banida entre os grands crus de Borgonha

Mais notícias sobre vinhos...

+ Aumento de impostos pode levar ao desaparecimento de vinhos baratos europeus

+ Lance Armstrong e amigos arrecadam US$ 1,7 milhões em evento de vinho e arte

+ Magnata argentino compra sua terceira vinícola, por 7 milhões de dólares

+ Coppola lança vinhos de rótulos artísticos

+ Combinação entre yoga e vinho relaxa e aguça os sentidos

palavras chave

Notícias relacionadas