Vinho - 16.Mar - Polêmica

Para manter cenário vinícola, produtores de Rioja protestam contra ampliação da rede elétrica na região


Os produtores de vinhos da região espanhola de Rioja estão realizando um extenso protesto contra um projeto de ampliação da rede elétrica e torres de energia no local, que, segundo eles, contribui para tirar o foco da beleza da paisagem de um dos principais destinos turístico do país. Os mesmos estão organizando um grupo de oposição e apelando ao governo espanhol para que tome alguma providência.

"As pessoas aqui amam suas terras e nós vamos lutar para que nosso pedido seja aceito", disse ao site Wine Spectator o enólogo da Bodegas Muga, Jorge Muga. "A Espanha é famosa pela grande quantidade de vinhedos e Rioja tem um grande prestígio, pois é a região que mostra a verdadeira identidade do país".

Divulgação
Torres que serão implantadas, atrás de bodega

O projeto visa expandir 15 quilômetros, apoiados por 73 torres de energia. Essa expansão causará um impacto em 12.500 hectares que afetará as Bodegas Muga, RODA, R.López de Heredita Vinha Tondonia, Ramon Bilbao, La Rioja Alta e CVNE.

Um dos mais críticos quanto ao projeto é o diretor da Bodegas RODA, Agustín Santolaya. "Nós percebemos que todas as autoridades públicas aprovaram o projeto sem pensar que tudo isso afetará nosso cenário de vinhas e montanhas, que, até então, viviam em perfeita harmonia", declarou o produtor.

Em outubro do ano passado, moradores de Haro formaram uma associação chamada 'Em defesa da Paisagem de Rioja', que chegou a ter 3.200 seguidores só no Facebook. A principal reivindicação é quanto à preservação do local, já que estradas, ferrovias e oleodutos ajudam a contribuir para o desequilíbrio ambiental e consequentemente para a mudança do cenário.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Renomado vinho italiano é aprovado para importação nos Estados Unidos

+ Saca-rolhas chinês pode ter quebrado 52 garrafas de vinhos

+ Importadores brasileiros de vinhos ganham espaço em evento espanhol

+ Famosa vinícola francesa é mais uma a ser vendida para investidores

+ Vinho supera ouro e petróleo e é apontado como o melhor investimento de 2010

Da redação

Publicado em 16 de Março de 2011 às 08:16


Notícias