Vinho- 29.Jun

Penfolds lança vinho de 168 mil dólares


A vinícola Penfolds lançou oficialmente hoje seu novo vinho, o ultra-raro Block 42 Kalimna Cabernet Sauvignon 2004, embalado em uma ampola feita de vidro soprado e sustentada por um gabinete de carvalho feito à mão. O preço equivale a doze caixas de vinhos raros de Bordeaux.

divulgação
A ampola é feta de vidro sobrado e a caixa é de carvalho feito à mão

O vinho é uma edição limitada e foram produzidas somente 12 unidades, que valem 168.773 dólares, o equivalente a 135.550 ou a 10 caixas de vinhos Château Lafite 2009.

A garrafa, se é que pode ser chamada assim, não possui tampa, o que evita fraudes, porém impossibilita o cliente de abrir sozinho, é necessário chamar o enólogo da vinícola para isso. "O enólogo irá viajar até onde o vinho estiver, irá retirar a ampola da caixa de carvalho, e abri-la usando uma ferramenta  feita de prata com uma ponta de tungstênio. E irá preparar o vinho usando um tastevin de prata" diz um folheto que vem junto com o vinho.

O Block 42 Kalimna é feito de vinhas com 130 anos de idade, vindas de uma propriedade da vinícola de quatro hectares em Moppa, na área do Vale do Barossa.

Penfolds diz que a raridade do Block 42 - o último vintage foi produzido em 1966 - inspirou um trabalho digno do 'vinho-arte', para qual quarto artistas renomados foram contratados. A ampola foi feita por Nick Mount, escultor de vidro, por Ray Leake, soprador de vidro e pelo ourives Hendrik Forster, e o gabinete por Andrew Bartlett.

Mais notícias sobre vinhos...

Loja entrega vinhos surpresa em novo projeto
Manter vegetação entre vinhas melhora cultivo
EUA é o país que mais consome vinhos com baixo teor alcoólico
Christies irá realizar leilões de vinhos raros online
Qual a importância das mídias socias para as vinícolas?

Da redação

Publicado em 29 de Junho de 2012 às 08:35


Notícias