Revista ADEGA
Busca

31.Ago - Novos consumidores

Pesquisa mostra que jovens estão mais familiarizados com vinhos


O mercado de vinhos está cada vez mais competitivo. Por isso, conhecer as tendências e o comportamento dos consumidores são ferramentas valiosas para traçar planos e estratégias. Baseados nisso, pesquisadores argentinos da faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendonza, entrevistaram jovens entre 18 e 32 anos para conhecer seus hábitos de consumo de bebidas, especialmente vinhos.

A pesquisa, que abordou cerca de 250 jovens, mostrou dados interessantes: 93% disseram consumir vinho, e mais da metade dos jovens entre 18 e 22 anos asseguraram que consumiriam mais se conhecessem um pouco melhor a bebida. Este último é um dado curioso, já que adolescentes nesta idade costumam consumir preferencialmente cervejas.

Outro dado interessante descoberto é o de que cerca de 30% dos entrevistados asseguram que não bebem vinho porque não entendem ou não conhecem o mercado, um indicativo de que a comunicação e promoção das mercadorias podem ser fatores chave para o aumento de vendas.

No quesito preferências, os jovens entre 18 e 22 anos dizem consumir vinho com maior freqüência em bares e baladas (principalmente espumantes), enquanto o grupo de 23-27 anos prefere consumi-lo durante refeições e em finais de semana.

Por fim, segundo a pesquisa, as ações necessárias como "plano de sedução" englobariam "oferecer vinhos que qualidade e a preços acessíveis" (58,2%) "promover cursos de degustação" (50,4%), "informar sobre os benefícios do vinho para a saúde" (25,9%), entre outros. Com novos produtores, desenvolvimento e inovações, a bebida parece ter ganhado espaço no mundo dos jovens, que sem dúvidas serão os consumidores futuros.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Começa colheita em Bordeaux

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor

+ Bancos na Itália aceitam vinho como garantia para empréstimos

+ O Melhor Vinho do dia: Um brinde aos professores deste Brasil!



Redação
Publicado em 31/08/2009, às 11h53 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias