Revista ADEGA
Busca

Vinho - 23.Nov.

Pesquisa mostra que vinho combate diversos tipos de células cancerígenas


Um estudo brasileiro mostrou que o vinho não combate somente alguns tipos de câncer, mas também pode prevenir e matar todos os tipos de células cancerígenas da mama quando associadas a uma determinada proteína.

divulgação

A equipe de Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, descobriu que o resveratrol, composto presente na casca da uva, pode levar à morte dessas células quando se associa à proteína A p 53, cuja função é proteger o DNA de anomalias, enquanto as células saudáveis continuam vivas.

 Em entrevista ao diário de São Paulo, a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano de São Paulo, afirma que "o resveratrol tem um impacto positivo no sistema vascular. Previne hipertensão, colesterol e o acúmulo de triglicérides no sangue". Ela conta que, apesar da substância estar presente na casca da uva, o resveratrol será mais bem absorvido pelo organismo se for consumido no vinho, uma vez que o álcool funciona como potencializador.  

Os testes foram feitos em laboratório, mas ainda não foram aplicados a seres humanos com a doença, e ainda não é possível afirmar se o consumo de vinho tem efeito direto na cura do câncer.

Mais notícias sobre vinhos...

Bernard Magrez anuncia criação de hotéis butique para amantes de vinhos
Facebook inclui vinhos em seu aplicativo de compras online
Escritora de vinho ganha prêmio como melhor de 2012 
Critico James Suckling lança taça 100 pontos, produzida para todos os tipos de v...
Costa leste de Sonoma ganha status de area de viticutura americana

Redação
Publicado em 23/11/2012, às 09h10 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias