Vinho - 02.Mai - Clonagem

Pesquisa sobre clonagem facilita produção de Petite Sirah na Califórnia

por Redação

A Universidade de Califórnia Davis tem analisado os clones da tradicional uva Petite Sirah, típica da região, cuja primeira colheita será antecipada para avaliação em 2012. A área de 1,1 acre está contida nos 12,5 acres da vinícola adjacente da UC Davis Department of Viticulture & Enology, além do instituto de pesquisa e ensino Robert Mondavi.

Divulgação
Vinhedo plantado na Universidade de Califórnia Davis serve de base para as pesquisas

O projeto, organizado pelo especialista Dr. Jim Wolpert, da UC Davis, e o pesquisador Mike Anderson, recebeu uma doação da maior produtora de Petite Sirah, a Patty Bogle, no valor de US$30.000 para plantação e incentivo. Bogle também organizou, por meio do grupo de advocacia P.S. I Love You, uma arrecadação de fundos de mais de US$6000.

Jo Diaz, diretor-executivo da P.S. I Love You, organizou outra campanha para obter doações e patrocínios para adquirir um fundo a longo prazo para a pesquisa e para estabelecer uma marca na vinícola em homenagem à Patty Bogle.

A princípio, o projeto iria se basear na produção do vinhedo Zinfandel Heritage Vineyards. Contudo, viu-se que ela havia sido feita com um material antigo de clonagem, direto do vinhedo do cultivador. Mais tarde, descobriu-se que metade da plantação se encontrava com uma virose, que comprometeu todos os testes e ameaçou difundir o vírus para os vinhos saudáveis.

A Petite Sirah será plantada de maneira totalmente livre de vírus, de forma que qualquer clone será antes registrado e analisado pela FPS (Foundation Plant Services).

"Nós queremos produzir vinhos de cada clone que nós conseguimos apresentar a essa indústria, para ajudar as pessoas a fazer decisões de plantio e de combinações de vinhos baseados nesses testes", diz Jim Wolpert.

Uma vantagem destes testes, comparados com os anteriores, é que agora os pesquisadores obtêm uma tecnologia de ponta para produzir amostras de vinho com um processo que detém maior precisão.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Expovinis chega ao fim e ADEGA agradece a visita de todos+Robert Parker viaja à Espanha para participar de evento e ser homenageado +Vinícola espanhola estampa raízes de videiras em rótulos de nova linha de vinhosVinícola argentina aposta em conceito do "velho oeste" para estampar seus rótulosEm Londres, vinhos brasileiros serão destaques em importante evento mundial

palavras chave

Notícias relacionadas