Vinho - 12.Ago - Mais vale prevenir

Pesquisadores clonam variedades de uva na Espanha

por Redação

Pesquisadores de Navarra, comunidade autônoma da Espanha, estão pensando no futuro. Para prevenir qualquer problema que possa ocorrer com suas variedades de uva, especialistas estão recolhendo amostras das castas da região para cloná-las.

Mais de 400 vinícolas contribuíram com o projeto. As plantas coletadas foram clonadas e, de cada uma delas, foram geradas mais seis. Dessas, três serão plantadas em uma fazenda de quatro hectares que abrigará mais de 12 mil amostras.

"Raramente se lançou na Espanha um programa de seleção clonal da forma que estamos fazendo aqui", explica o professor Royo, da Universidade Pública de Navarra, um dos responsáveis pelo trabalho. Ele explica que com esse sistema será possível saber exatamente a variabilidade que existe na região e, dessa forma, possuir um conjunto de genes que poderão resolver questões futuras.

"Teremos uma reserva de genes que poderão resolver problemas que hoje não podemos prever. O que hoje é desejável, amanhã pode não ser. Se precisarmos de alguma coisa e, se essa coisa existir, certamente a teremos porque a temos guardada", disse o professor.

O projeto também inclui a introdução e o estudo de mais de 70 variedades de uvas de diferentes regiões do mundo, a fim de se estudar o seu grau de adaptação às condições de Navarra e as suas possibilidades no mercado.

ESPECIAL:Uma região lendária - Construído em um local onde os anjos subiam até o céu, o mosteiro Scala Dei originou o Priorato, região espanhola que desponta na produção de vinhos de qualidade

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Querendo se modernizar, Bordeaux lançará aplicativo para iPhone

+ Dois grandes pontos de Abu Dhabi introduzem Miolo em suas cartas

+ Ibravin presenteia o maior colecionador de saca-rolhas do Brasil

+ Produtores de vinhos doces se focam no mercado jovem dos EUA

+ Vinicultores italianos estão otimistas com produção de 2010

palavras chave

Notícias relacionadas