Vinho - 27.Ago - Inovação

Pesquisadores da Índia fazem vinho com mangas

por Redação

De cor amarelada e gosto doce, o vinho de manga tem teor alcoólico menor do que o tradicional
Pesquisadores do norte da Índia estão torcendo para que sua última criação, um vinho feito a partir de manga, consiga algum dia competir com o tradicional.

A Índia é o maior produtor mundial de mangas, abrigando aproximadamente mil variedades da fruta. Essa abundância fez com que cientistas do Instituto Central de Pesquisa de Horticultura Subtropical da cidade de Lucknow tivessem a ideia de criar algo novo na indústria de bebidas.

"Nós pensamos que, se na França, na Itália e na Austrália eles criaram uma marca como produtores de vinho, essencialmente por produzirem uvas em grande quantidade, por que nós não tentamos utilizar isso na enorme produção de mangas da região?", explicou Neelima Garg, líder da pesquisa.

Um dos desafios enfrentados pelos pesquisadores, no entanto, foi transformar a polpa viscosa da manga em uma substância fina, como o vinho deve ser. "O processo de fermentação não é muito difícil, já que a manga contém grande quantidade de açúcar, fonte básica do álcool. Já o equilíbrio da viscosidade precisa ser feito com muita cautela", disse a cientista.  

Garg explicou que, da mesma maneira como cada variedade de manga tem gosto diferente, cada um dos vinhos varia de gosto. Assim como as bebidas tradicionais, feitas a partir da uva. De cor amarelada e sabor doce, o vinho de manga tem o seu teor alcoólico entre 8 e 9%, quantidade inferior ao tradicional, que geralmente varia entre 10 e 15%.

Em um mercado dominado pelo whisky, a cultura do vinho é relativamente nova na Índia. No entanto, especialistas acreditam que o consumo possa crescer exponencialmente, principalmente em áreas urbanas.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+"Templo do consumo" em Berlim começa a vender vinhos brasileiros
+Otimistas, produtores de Nova York esperam colheita maior e antecipada

+ Estudo aponta crescimento mundial no consumo de vinho ecológico

+ Comprador gasta 190 mil reais em vinhos em aeroporto de Dubai

+ Arnold Schwarzenegger proclama Mês do Vinho na Califórnia

palavras chave

Notícias relacionadas