Revista ADEGA

Vinho - 13.Dez.

Pesquisadores descobrem lugar de origem da viticulura

Da redação em 13 de Dezembro de 2012 às 09:32

Uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores suíços concluiu que a primeira "apelação" de vinhos do mundo foi no sudeste de Anatolia, onde hoje é a Turquia.

divulgação

Quando o Dr. José Vouillamoz, botânico e geneticista, começou as pesquisas para descobrir o berço da vitivinicultura (há cerca de uma década) junto com o arqueólogo biomolecular Patrick McGovern, sua linha de pesquisa era descobrir, geneticamente falando, em que região uvas selvagens e vitis viníferas tinham maior proximidade - os pesquisadores acreditavam que o local em que esse fenômeno fosse visto em maior escala seria onde o homem começou a plantar uvas pensando em produzir vinho. A região de Anatolia era uma das alternativas, junto com áreas onde hoje estão Georgia, Armênia e Azerbaijão.

Depois de colher centenas amostras de variedades de uvas, Vouillamoz comparou pequenos trechos de DNA chamados de microssatélites - sequências úteis para comparar genomas. Ele traçou perfis de DNA de acordo com as variedades e mediu a concentração de similaridades entre as uvas silvestres e as cultivadas. "A nossa hipótese era de que aquele era o lugar mais provável de ter acontecido a primeira domesticação da uva", disse ele.

Combinando seus campos de pesquisa, o pesquisador concluiu que as primeiras uvas cultivadas foram plantadas entre 6.000 e 8.000 a.C. Ele também descobriu que há algumas conexões surpreendentes. Por exemplo, a Syrah é a "bisneta" da Pinot. "Esta foi uma notícia de última hora, porque todo mundo pensa que a Pinot e a Syrah têm origens completamente diferentes. Eu digo que não! Eles pertencem à mesma árvore genealógica", explicou Vouillamoz.

Outra surpresa: A uva Gouais Blanc, dita por alguns como produtora de vinhos menos refinados, tem mais de 80 descendentes em circulação, inclusive a Gamay, Chardonnay, Riesling e Furmint.

Pesquisadores descobrem onde lugar de origem da viticulura