Vinho - 13.Dez.

Pesquisadores descobrem lugar de origem da viticulura


Uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores suíços concluiu que a primeira "apelação" de vinhos do mundo foi no sudeste de Anatolia, onde hoje é a Turquia.

divulgação

Quando o Dr. José Vouillamoz, botânico e geneticista, começou as pesquisas para descobrir o berço da vitivinicultura (há cerca de uma década) junto com o arqueólogo biomolecular Patrick McGovern, sua linha de pesquisa era descobrir, geneticamente falando, em que região uvas selvagens e vitis viníferas tinham maior proximidade - os pesquisadores acreditavam que o local em que esse fenômeno fosse visto em maior escala seria onde o homem começou a plantar uvas pensando em produzir vinho. A região de Anatolia era uma das alternativas, junto com áreas onde hoje estão Georgia, Armênia e Azerbaijão.

Depois de colher centenas amostras de variedades de uvas, Vouillamoz comparou pequenos trechos de DNA chamados de microssatélites - sequências úteis para comparar genomas. Ele traçou perfis de DNA de acordo com as variedades e mediu a concentração de similaridades entre as uvas silvestres e as cultivadas. "A nossa hipótese era de que aquele era o lugar mais provável de ter acontecido a primeira domesticação da uva", disse ele.

Combinando seus campos de pesquisa, o pesquisador concluiu que as primeiras uvas cultivadas foram plantadas entre 6.000 e 8.000 a.C. Ele também descobriu que há algumas conexões surpreendentes. Por exemplo, a Syrah é a "bisneta" da Pinot. "Esta foi uma notícia de última hora, porque todo mundo pensa que a Pinot e a Syrah têm origens completamente diferentes. Eu digo que não! Eles pertencem à mesma árvore genealógica", explicou Vouillamoz.

Outra surpresa: A uva Gouais Blanc, dita por alguns como produtora de vinhos menos refinados, tem mais de 80 descendentes em circulação, inclusive a Gamay, Chardonnay, Riesling e Furmint.

Mais notícias sobre vinhos...

Pesquisadores descobrem onde lugar de origem da viticulura 
Suspeito de estragar 6 mil litros de vinho em ataque na Itália é preso
Alemanha registra safra promissora de Ice Wine
Ferrari Fratelli planta vinhas mais altas para fugir dos efeitos da mudança clim...

Da redação

Publicado em 13 de Dezembro de 2012 às 09:32


Notícias