Vinho - 4.Jun

Pesquisadores espanhóis estudam levedura para melhorar sabor do vinho

Um grupo de pesquisadores do Centro de Regulación Genómica (CRG), em Barcelona, analisaram o genoma, conjunto de informações genéticas de um organismo, da levedura Dekkera bruxellensis, que desenvolve um papel  importante na produção de vinho, e podem ajudar a melhorar o sabor do vinho.

divulgação

Segundo o relatório da CRG, o conhecimento do mapa genético da levedura pode ajudar a controlar o desenvolvimento do sabor do vinho.

Os dois pesquisadores espanhóis que participaram do estudo Genómica Toni Gabaldón e Marina Marcet-Houben, junto com cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, informaram que a Dekkera bruxellensis é a levedura que define metade do sabor dos vinhos tintos, porém se não for bem regulada, pode produzir odores desagradáveis.

Toni Gabaldon, chefe do Laboratório de genômica Comparativa em CRG e um investigador do projeto, explicou que o estudo do genoma de Dekkera e o típico vinho levedura Saccharomyces cerevisiae "nós ajuda a entender o que são a base molecular chave de levedura para produção de álcool" e que os resultados beneficiarão os produtores da bebida.

Quimico estuda Sauvignon Blanc para customizar sabor do vinho