Vinho - 4.Jun

Pesquisadores espanhóis estudam levedura para melhorar sabor do vinho

por Redação

Um grupo de pesquisadores do Centro de Regulación Genómica (CRG), em Barcelona, analisaram o genoma, conjunto de informações genéticas de um organismo, da levedura Dekkera bruxellensis, que desenvolve um papel  importante na produção de vinho, e podem ajudar a melhorar o sabor do vinho.

divulgação

Segundo o relatório da CRG, o conhecimento do mapa genético da levedura pode ajudar a controlar o desenvolvimento do sabor do vinho.

Os dois pesquisadores espanhóis que participaram do estudo Genómica Toni Gabaldón e Marina Marcet-Houben, junto com cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, informaram que a Dekkera bruxellensis é a levedura que define metade do sabor dos vinhos tintos, porém se não for bem regulada, pode produzir odores desagradáveis.

Toni Gabaldon, chefe do Laboratório de genômica Comparativa em CRG e um investigador do projeto, explicou que o estudo do genoma de Dekkera e o típico vinho levedura Saccharomyces cerevisiae "nós ajuda a entender o que são a base molecular chave de levedura para produção de álcool" e que os resultados beneficiarão os produtores da bebida.

Mais notícias sobre vinhos...

Quimico estuda Sauvignon Blanc para customizar sabor do vinho
Morre Aldo Conterno, um dos mais importantes produtores de Barolo
Arqueólogo descobre vinho mais velho do mundo
Abre primeira unidade de Wine bar de vinhos Bordeaux em Xangai
Marca lança coleção de fragrâncias inspiradas em vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas