Revista ADEGA
Busca

16.Set - Melhor qualidade

Pesquisas conclusivas em Madri irão melhorar a qualidade das uvas


A Denominação de Origem Vinhos de Madri apresentou as conclusões de oito projetos de pesquisa sobre vinicultura e enologia, realizados pelo Instituto Madrilenho para Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrário e Alimentício (Imidra). O vice-conselheiro do Planejamento do Meio Ambiente, Manuel Beltrán, explicou que graças a esses resultados, a qualidade da produção das uvas e dos vinhos de Madri será maximizada.

Nos últimos anos, 3 milhões de euros foram investidos nos ramos de projetos de pesquisa e modernização do setor vitivinícola. As pesquisas englobam desde o estudo da uva, passando por análises, até a produção de vinhos orgânicos.

Através destes estudos, foi possível encontrar vinhas nativas que produzem mais e melhor vinho das variedades tempranillo, malvar, torrontés e albillo. As vinícolas poderão plantá-la e melhorar a qualidade de seus vinhos. Através deste mesmo projeto, foi possível recuperar variedades de uvas nativas antigas de Madri, como a rayada melonera, que costumava ser cultivada na região no século XVIII.

Também se estuda a adaptação dos solos de Madri para outras variedades de uvas em outras zonas produtoras, tanto para tipos espanhóis, como a garnacha blanca, como estrangeiros - barbera, sauvignon blanc e riesling alemana.

O Imidra também focou nas zonas vitivinícolas, através de mapas localizando os melhores terrenos para o cultivo e a espécie de microorganismos (nativas e exclusivas) que realiza a fermentação da maneira desejada. "Graças a estes estudos pioneiros, nós demos um novo impulso para a Denominação de Origem Vinhos de Madri", concluiu Manuel Beltrán.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Seis a cada cem litros de vinho são espanhóis

+ O Melhor Vinho do dia: À economia portuguesa!

+ Navarra estima sua colheita de uva em 97 milhões de quilos

+ O Melhor Vinho do dia: Um bom argentino para homenagear Juan Martin del Potro!

+ Mercado de vinho gaúcho acelera seu ritmo

Redação
Publicado em 16/09/2009, às 14h47 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias