Pesquisas revelam ligação do consumo de vinho com o câncer de próstata

O vinho tinto pode reduzir, já o branco pode aumentar o risco de ter a doença

por Redação


Um estudo aprofundado sobre o consumo de vinho e sua relação com o câncer de próstata revelou que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir o risco, em contrapartida, o vinho branco pode aumentar esse risco.

Pesquisas anteriores revelaram uma ligação entre o consumo de álcool e um maior risco de câncer de próstata, mas outras não encontraram nenhum impacto. Quando se trata de vinho especificamente, um recente estudo de Harvard descobriu que bebedores moderados tinham uma menor incidência de câncer de próstata. E uma pesquisa publicada na revista Cancer Science demonstrou que o resveratrol pode aumentar a eficácia da radiação para destruir as células cancerosas da próstata.

Agora, porém, um grupo de urologistas internacional realizou uma meta-análise de dados focada especificamente em descobrir se o consumo moderado de vinho teria impacto sobre o câncer de próstata e se os efeitos variavam para o vinho tinto e branco. Os pesquisadores revisaram 930 artigos e selecionaram 17 estudos que atenderam a diretrizes rigorosas. Esses estudos avaliaram 611.169 pessoas. As descobertas foram publicadas na revista Clinical Epidemiology.

Os resultados mostraram que os bebedores de vinho tinto tiveram uma queda de 12% no risco de câncer de próstata. Porém, os bebedores de vinho branco viram um ligeiro aumento no risco desse tipo de câncer. Os pesquisadores acreditam que suas descobertas exigem mais estudos sobre como o vinho branco e o tinto podem afetar as células em nível molecular.

O câncer de próstata é o tipo mais comumente diagnosticado entre os homens americanos, com estimativa de 161.360 novos casos em 2017.

palavras chave

Notícias relacionadas