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Vinho - 23.Mar - Mercado

Poloneses confirmam crescimento e bebem 10% a mais de vinhos em 2011


Cada vez mais globalizado, o vinho ganha espaço nos mais diferentes países em todo o mundo. Diante deste cenário, o jornal polonês Rzeczpospolita divulgou esta semana um estudo que mostra que os consumidores locais já gastaram 10% a mais em vinhos este ano do que no mesmo período do ano passado.

O aumento chega em um momento em que se consolida um aumento do consumo de vinhos no mercado polaco em comparação a seus principais "competidores", como a cerveja e outras bebidas mais pesadas, as quais possuem atualmente 90% de participação no mercado de bebidas alcoólicas do país.

Ainda segundo o mesmo estudo, as vendas de vinhos na Polônia podem chegar a mais de 1 bilhão de euros nos próximos cinco anos, mais que o dobro dos 450 milhões de euros alcançados entre 2005 e 2010. O consumo de vinhos na Polônia, apesar de ainda se situar na discreta faixa de 7,1 litros por pessoa ao ano, tem aumentado muito nos últimos anos, impulsionado pela boa imagem que o governo e os meios de comunicação tem tentado passar para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas mais pesadas.

Embora o número do consumo de vinhos venha aumentando, o mercado local ainda segue enfraquecido, já que a produção no país está longe de ser significativa. Sendo assim, os principais países exportadores para o mercado polonês são, nesta ordem: Bulgária, Alemanha, Países Baixos e França.

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Redação
Publicado em 23/03/2011, às 14h21 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


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