Revista ADEGA
Busca

14.abr - Portugal prevê autossuficiência em azeite

Portugal prevê autossuficiência na produção de azeite


Francisco Santos

Uma estimativa divulgada pelo vice-ministro da Agricultura de Portugal, Luís Vieira, afirmou que Portugal pode se tornar autossuficiente na produção de azeite após 2013.

A dependência do país europeu em relação a azeites importados será reduzida pela metade, assim que os 45 mil hectares de oliveiras plantadas começarem a produzir.

Segundo o ministro português, foram investidos mais de 150 milhões de euros (cerca de R$ 450,78 milhões) nos 20 mil hectares solicitados no novo olival. "Há uma dinâmica instalada e uma vontade de querer continuar a investir no setor", disse Vieira.

O objetivo do projeto, que prevê o plantio de mais 30 mil hectares de oliveiras até 2013, é possibilitar o desenvolvimento e as inovações no setor.

Atualmente, existem 330 mil hectares de oliveiras em Portugal, sendo que cerca de 40% em produção e área, ficam no Alentejo, região do país que tem maior dinâmica empresarial no setor do azeite.

Nos últimos seis anos foram plantados 45 mil hectares de novos olivais - 70% deles no Alentejo - que vão melhorar ainda mais a qualidade da produção de azeite nessa região.

Leia mais notícias sobre azeite:

+ O perfume do oléo

+ Óleo hermano

+ Uma breve história do azeite

+ Azeite, o suco da fruta que não se come de pé

Redação
Publicado em 14/04/2009, às 13h13 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias