Revista ADEGA
Busca

13.Jul - Vinhos portugueses buscam recuperação

Portugueses tentam recuperar espaço no mercado brasileiro


Os vinhos portugueses querem recuperar seu espaço no Brasil
Tendo em vista a queda nas exportações de vinhos portugueses para o Brasil em 2008, os produtores daquele país preparam um contra-ataque para reconquistar seu espaço no mercado da nação irmã. Seguindo a linha do Ano da França no Brasil, nossos patrícios resolveram instituir no país o Ano do Vinho Português.   

Uma parceria entre a Associação Brasileira de Sommeliers e a Viniportugal, a iniciativa consiste em promover palestras com enólogos representativos das regiões mais importantes de Portugal.

Apresentando o pior crescimento entre os exportadores, de apenas 0,66% em relação a 2007, o vinho português teve uma participação no mercado de 11,24% e 14,30%, respectivamente, em volume e valores.

Os vinhos Chilenos foram os campeões na preferência do público brasileiro, deixando para trás os argentinos no índice de garrafas importadas. 34,38% das garrafas que vieram para o Brasil em 2008 foram do país andino. 26,54 % eram argentinas.

Na seqüência da lista vêm os italianos, com 17,91%. Somente na quarta colocação estão os tradicionais vinhos de Portugal. A França é a quinta, com 4,54%.

+ Mais notícias sobre vinhos de Portugal:

Série de TV chinesa vai explorar o enoturismo

+ Vinhos do Ribatejo mudam de nome
Região do Douro vai produzir Porto rosé

+ Grande meio dos vinhos portugueses

+ Portugal, muito mais que o País do Vinho do Porto

+ O néctar lusitano

+ Conexão Portugal
+ Madeira: o paraíso é aqui!

Redação
Publicado em 13/07/2009, às 09h30 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias