Vinho - 16.Jun - Mercado

Preços de safra Bordeaux 2010 também empacam venda nos EUA

por Redação

Com os preços dos vinhos Bordeaux 2010 superando as ofertas do ano passado, comerciantes norte-americanos estão se preocupando quanto à venda de vinhos de nível médio, cujos preços estão mais altos que nunca.

Divulgação
Com preços mais altos, venda nos EUA preocupa comerciantes
Como foi o caso das safras anteriores, o mercado para vinhos de boa qualidade aparenta solidez, mas vinhos um pouco abaixo dessa hierarquia estão ainda batalhando para isso.

Os primeiros vinhos "venderão a qualquer preço", diz Chris Adams da importadora norte-americana Sherry Lehamn. O problema é faixa intermediária, "na qual os vinhos costumavam ser entre U$50-60 alguns anos atrás, e agora estão entre U$100-120". A taxa de câmbio euro-dolar agrava esse problema, ele acrescenta.

Diversos vinhos estão alcançando uma faixa de preço "perigosa", disse Shaun Bishop da JJ Buckley. "Eu acho que as pessoas realmente querem comprar os vinhos, mas poucos dessa campanha oferecem preços convincentes para o que o consumidor espera haver em uma garrafa".

Tanto Adams como Bishop expressaram desânimo quanto ao preço da safra de 2010 do Chateau Smith Hault Lafitte, por exemplo.

Ainda assim, vinhos com potencial a receber 100 pontos do maior crítico do meio Robert Parker, como Chateau Pontet Canet, venderão independente do preço, afirma Bishop.

"Nós vendemos 30% mais de Pontet Canet com o preço mais alto em 2010, nos dois primeiros dias desde o lançamento, do que em 2009 no mesmo período", Bishop disse.

Eliot Steren, importador da Wide World of Wines, disse que ele estava comprando menos esse ano. "Nós estamos comprando, contudo estamos sendo bem mais seletivos".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Safras 2011 da Austrália e da Nova Zelândia excedem todas as expectativas

+ Brinde online fará homenagem a Robert Mondavi

+ Demanda chinesa por vinhos de Bordeaux cresce, mas exige qualidade

+ Novo sistema de identificação facilita precisão no comércio de vinho

+ No Reino Unido, altos preços de safra 2010 de vinhos franceses diminuem consumo

palavras chave

Notícias relacionadas