Vinho - 13.Nov - Preços de vinhos finos aumentam

Preços de vinhos finos registram aumento

por Redação

O tradicional Château Mouton Rothschild
O mercado de vinhos finos continua se recuperando da crise financeira que recentemente se abateu sobre o mundo, muito em função da alta demanda na Ásia por essa categoria da bebida.

Desde 1993, os preços de vinhos finos têm crescido mais de 10% ao ano. Esse ano este índice deve chegar a 15%, de acordo com a Fine Wines Investable Index, índice que serve de referência para produtores e comerciantes da bebida.

Atingido pela crise de 2008, que afetou a demanda por mercadorias de luxo de todos os setores, os vinhos finos reagiram. No ano passado esse mercado diminuiu em 15 %, mas já em janeiro a situação passou a se estabelecer.

"A chave para essa recuperação é a Ásia", diz Chris Smith, gerente de investimento do The Wine Investment Fund (fundo de investimento do vinho). "A economia da China cresce 8% ao ano, criando um faixa social de gente rica que quer consumir os rótulos mais famosos."

Os preços dos vinhos cresceram de 14 a 18% desde janeiro, exceção feita somente ao mês de março em que se verificou queda. No ultimo mês, o vinho com maior valorização foi o tradicional Château Mouton Rothschild, da região de Bordeaux, que aumentou 11% chegando a custas £2,300 a caixa.

Para Smith, o mercado de vinhos finos é menos volátil que outros "porque a oferta naturalmente cai com o tempo, causando um aumento natural de demanda."

Outros especialistas concordam. Andrew della Casa, diretor do The Wine Investment Fund, afirma que "os vinhos finos mostraram significativamente menos volatilidade que outros produtos desde 1993 e o relativo declínio dos preços durante a crise foram mais do que recuperados em 2009".  

Ainda assim, ambos admitem que o mercado no fim das contas sempre depende dos consumidores. Durante o pior momento da recessão, os produtores de vinho tiveram excesso de oferta e foram obrigados a vender, baixando o preço das bebidas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Astro do futebol americano promove degustação para ajudar vítimas do katrina

O Melhor Vinho do dia: Para torcer por nossa seleção contra a Inglaterra!

+ Astro do futebol americano vende vinícola por preço recorde

+ Argentina comemora exportação de vinhos fracionados

+ O Melhor Vinho do dia: Ao Dia do Armistício na França!

palavras chave

Notícias relacionadas