16. jan - Preservando as origens

Preservando as origens

por Redação

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai participar de uma iniciativa para  promover a "Excelência Europeia" através de produtos típicos. Essa aliança combina vinho do Porto, presunto de Parma, queijo parmigiano-reggiano e vinhos da Borgonha para proteger as origens destes produtos.

"Discover the Origin" é o lema desta ação que convida os europeus de diversos países a descobrirem as origens dos seus produtos e a valorizarem suas origens históricas e culturais.



O evento tem três alvos definidos: consumidores com rendimentos elevados, residentes em áreas metropolitanas e "gourmets" entre os 30 e os 45 anos, distribuidores de comida e vinhos e líderes de opinião.



Para a promoção da "Excelência Europeia" serão privilegiadas feiras de vinhos e gourmet, seminários em escolas, concursos, sites, visitas de jornalistas às regiões envolvidas no projeto, e publicações de livros e reportagens.



Para o IVDP, este projeto insere-se na estratégia desenvolvida nos últimos anos para defender as origem Porto e Douro, como por exemplo, a participação no Center of Wine Origins, nos Estados Unidos, em parceria com as principais regiões vitivinícolas do mundo.



Em 2008, a comercialização de vinho do Porto teve o seu pior ano da década, com as vendas cindo 7%, além das exportações em baixa e o preço médio por litro a descendo de 4,29 euros para  4,26 euros.

Leia mais sobre o Vinho do Porto:

+ Vinho do Porto em queda

palavras chave

Notícias relacionadas