Vinho - 23.Mai - Dica ecológica

Primeiro guia de vinhos ecológicos é lançado na Espanha

por Redação

Divulgação
Capa da primeira edição do guia Vinum Nature
O primeiro guia de vinhos e bodegas espanhóis ecológicos, nomeado "Vinum Nature", foi lançado no mercado, segundo o site Wines from Spain. Ele reúne mais de 600 referências desse tipo de vinho elaboradas por 157 bodegas da Espanha.

O guia, que foi apresentado na semana passada na Cidade Real na Fenavin, oferece informações práticas sobre a condição dos vinhos ecológicos, suas principais características e sua importância para o desenvolvimento sustentável.

Durante a sua apresentação, ocorrida no dia 10 de maio, o diretor do editorial Ecomundi e responsável do projeto, Pablo Chamorro, destacou a alta qualidade e os benefícios que têm os vinhos ecológicos, desmitificando os principais tabus que existem em torno deles.

"Não são mais caros nem precisam de certas substâncias, mas pelo contrário, expressam mais o terroir, toda a mineralidade e os compostos saudáveis do vinho", disse Chamorro.

A apresentação contou também com a participação de Alfonso Marin, diretor da Bodega Begastri, em Murcia, que discorreu sobre os processos de elaboração do vinho ecológico, enfatizando seu caráter tradicional auxiliado por tecnologias recentes.

Ao longo das 70 páginas do "Vinum Nature 2011", dirigida tanto a profissionais do mundo do vinho como a consumidores, há uma abordagem boa e simples sobre as características principais da bebida, desde seu particular processo de elaboração ou singularidade de seus vinhedos biodinâmicos, até a sua condição no mercado espanhol e internacional e os benefícios que apresentam para a saúde e o meio ambiente.

A primeira edição do guia, que teve uma tiragem de dois mil exemplares, custa 24 euros e pode ser adquirido pela Internet.

ESPECIAL: Vinho em prol do verde - A preocupação mundial com uma vida mais saudável e um planeta sustentável chega até o mundo do vinho

Mais notícias sobre vinhos...

+ Rótulo de vinho espanhol homenageia região em que é produzido

+ Coleção de Madoff é vendida por mais de 40 mil dólares em leilão online

+ Produtores vitivinícolas libaneses celebram prosperidade no mercado europeu
+ Portugal promove vinhos da região de Alentejo em Angola

+ Nos EUA, marca de vinhos fará evento para levantar fundos a órfãos

palavras chave

Notícias relacionadas