Azeite - 01.Out - Alta

Produção de azeite em Portugal cresce 42%

por Redação

Portugal é um dos mercados de azeite mais tradicionais
Em 2009, em Portugal, foram produzidos 42% a mais de azeite do que o mesmo período do ano passado, um dos fatores responsáveis pelo faturamento de 150 milhões de euros.

De acordo com dados da Casa do Azeite, a temporada de 2008/09 "superou as expectativas do setor", tanto na produção nacional quanto nas exportações.

A alta vista neste ano é consequência de um setor que já estava em ascensão em 2008. No ano passado, as exportações de azeite aumentaram 19%, chegando às 25 mil toneladas. A Casa do Azeite afirmou que o comércio internacional de azeite representa 5% do volume total exportado "no segmento de produtos alimentares e bebidas".

Este setor sempre foi muito tradicional em Portugal. Atualmente, o cenário é favorável, e o mercado se mostra em fase de grande crescimento. O país é hoje o quarto maior produtor de azeite da União Européia. O consumo per capita no país ibérico passou de 3,3 kg no início da década de 90 para 7kg atuais.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do azeite...

+ Azeite espanhol espera conquistar mercado russo

+ Vendas de azeite no Brasil aumentam consideravelmente

+ Azeite de oliva é fonte de riqueza em Valência

+ Santa Catarina poderá se tornar produtora de azeitonas

+ Vendas de azeite crescem 4,5% em relação a 2008

ESPECIAL:Descobrindo Portugal - Dicas para conhecer as mais belas paisagens portuguesas, apreciando os melhores vinhos da região (Confira!)

palavras chave

Notícias relacionadas