Revista ADEGA
Busca

06.fev - Produção de uva deve cair

Produção de uva deve cair em Santa Catarina


A colheita de uvas na região de Urussanga, Santa Catarina, mal começou, mas já está claro que será menor do que no ano anterior. Os motivos? O tempo. Houve um extenso período de frio entre agosto e outubro, período que corresponde a época de formação dos cachos, fato que acarretou em menos cachos e grãos.

Estima-se que a produção da uva Goethe, muito cultivada na região, não chegue às 800 toneladas que costumam ser colhidas todos os anos. Segundo Renato Damian, presidente da Associação Pró-Goethe, por safra são produzidos 540 mil litros de vinho feitos a base de Goethe em Urussanga. Com a redução da produtividade, invariavelmente a produção de vinhos também será menor neste ano.

Apesar de tudo, a qualidade das uvas não foi afetada, muito pelo contrário. Segundo Stevan Grützmann Arcari, enólogo da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, a safra está excepcional, tanto a de Goethe quanto de uvas Bordeaux e Niágara. "As uvas colhidas até agora estão boas, com bom potencial aromático, faixa de acidez interessante, semelhante ao da outra safra", afirma Arcari.

Já sobre a qualidade dos vinhos que serão produzidos a partir das uvas que ainda não foram colhidas pouco se sabe. "Ainda temos de 10 a 15 dias pela frente, e não sabemos como o tempo será", lembra Damian.  

Fonte: A Tribuna

Redação
Publicado em 06/02/2009, às 07h11 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias