Vinho - 03.Mar - Mercado

Produção de vinho na Califórnia decresce pela primeira vez em 16 anos

por Redação

Região do Vale do Napa, na Califórnia
Em 2009, pela primeira vez em 16 anos, as vendas de vinho Californiano registraram queda em volume, segundo informa p repórter David Gelles, do Financial Times de San Francisco. Recessão essa que marca o fim de um dos períodos de maior prosperidade da região.

No ano passado foram vendidas, 236 milhões de caixas, quatro a menos que em 2008, segundo analistas. A queda representa 1,6 %, cujo valor é de US$ 19 bilhões, e já preocupa os envolvidos na indústria do vinho. "Isso é como uma chave de fenda apertando muitos plantadores de uva e o mercado de produção de vinho e continuará sendo assim", opinou o consultor especializado em vinho Jon Frederikson.

Um dos motivos da queda é obvio, a crise financeira que se debateu sobre o mundo e em especial sobre os Estados Unidos nos últimos dois anos. "Batemos no muro há um ano", lembra Vic Motto, CEO da Global Wine Partners, um banco de investimentos voltado para empresas ligadas ao vinho. "Alguns produtores tiveram queda de 30% nas vendas".

Outra parte do problema, que agrava a primeira, é o fato de na Califórnia se produzirem principalmente vinhos finos, de maior qualidade - ou seja, de preço alto -, o que, em tempos crise implica em queda brusca nas vendas.

As garrafas produzidas na Califórnia rapidamente foram trocadas por opções mais baratas, como os vinhos chilenos e argentinos. Nesse período, muitos dos vinhos mais baratos, os chamados vinhos de supermercado bateram recordes de venda.

O Vale do Napa, na Califórnnia, é a principal região produtora de vinhos dos Estados Unidos.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: Um tinto sul-africano para entrar no clima da Copa!

+ China pode tornar-se o sétimo maior mercado consumidor em 2013
+ Substância presente no tinto pode ser usada em medicamento para o coração
+ Sérvia sonha com prestígio no cenário vinícola mundial

+ Plantações chilenas sofrem com as consequências do terremoto

palavras chave

Notícias relacionadas