Produção de vinho na França tem origem italiana, diz estudo

por Redação

Um estudo publicado recentemente pela revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences promete acirrar a rixa entre França e Itália quando o assunto é vinho. De acordo com pesquisas arqueológicas, a indústria do vinho francês, na verdade, tem origem italiana.

Provas químicas, em combinação com análises dos mais antigos objetos usados para produzir vinho em território francês mostraram que os artefatos chegaram até o país pelas mãos dos Etruscos, um povo que habitou a Itália nas regiões da Toscana, Lácio e Úmbria.

"A história de como a França passou a ter um papel destacado na cultura do vinho está bem documentada, especialmente a partir do século XII, mas faltavam indícios claros, para mostrar como o vinho foi introduzido na França e como deu origem a viticultura", pontuou o norte-americano Patrick McGovern, líder da equipe do Museu da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

As constatações vieram depois que a equipe encontrou, na França, um sítio arqueológico com ânforas e uma plataforma calcária usada na prensa e maceração de uva. Analisando o material, pela forma e outras características, descobriu-se que ele era de fabricação etrusca e que havia sido trazido mais ou menos no ano 500 a.C. Com isso, a equipe provou que o achado segue o mesmo padrão encontrado em outras culturas, em que o vinho foi introduzido numa civilização através de agentes externos e, então, incorporado.

"Sabemos agora que os etruscos transmitiram à cultura mediterrânea do vinho aos habitantes do sul da França. Nossas descobertas mostram provas definitivas de que a bebida entrou no país pela Itália. Grande parte do vinho que conhecemos hoje veio dos vinhedos franceses, que, por sua vez, derivam do cultivo dos etruscos", explicou McGovern.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinho envelhecido no mar é mais complexo, diz vinícola do Napa

+ Leilão da adega francesa arrecada quase o triplo do previsto

+ Estudo confirma que vinho tinto protege a saúde cardiovascular

+ Indústria do vinho cria jogo online para atrair jovens

+ China proíbe produtores nacionais de usar o termo "Champagne" em seus espumantes

palavras chave

Notícias relacionadas