Vinho - 24.Mai - Caráter verde

Produção de vinhos da Chateau Lafite Rothschild torna-se ecológica

por Redação

Divulgação
A produção do vinho seguirá uma linha sustentável, livre de pesticidas
A produtora Chateau Lafite Rothschild está reduzindo o uso de pesticidas e fungicidas sob um título 'verde', que será implementado em todas as propriedades Domaines Barons de Rothschild (Lafite).

"Nós estamos trabalhando nisso há muitos anos. Eu odeio ver isso como uma ferramenta de marketing: é algo que nós fazemos como produtores agrícolas", disse o diretor administrador da DBR, Christophe Salin.

"Nós estamos dando esse caráter para todos os nossos fornecedores, clientes e funcionários, porque nós estamos tornar tudo melhor, não só para a vinícola e o vinho, mas para as pessoas com as quais nós convivemos e trabalhamos", completou o diretor.

Tentativas de limitar a aplicação de pesticidas foram realizadas por dois anos em dois dos 92ha da Château Rieussec usando o sistema "GreenSeeker".

"Nós reduzimos o volume de fungicidas usados para descoloração em 17%, mantendo, mesmo assim, a saúde das videiras perfeita", disse o administrador da vinícola Jean de Roquefeuil.

Ele adicionou que os resultados precisam ser confirmados, "pois não tem havido um grande risco de bolor. Essa é uma questão de que precisa ser respondida antes de aplicar esse sistema par ao resto da vinícola".

O objetivo do desenvolvimento desse caráter é não apenas ambiental, mas envolve "a eficiência da nossa organização, sustentabilidade econômica e nossa responsabilidade social".

A iniciativa técnica principal da companhia envolve parar "todos o controle químico a curto prazo de ervas daninhas, e reduzir os tratamentos pesticidas por meio do uso de novas tecnologias como sensores de vitalidade, estimuladores de defesa natural e mais tempo dedicado à observação".

A DBR tem propriedades em diversos lugares do mundo, em Bordeaux, Languedoc, Chile, Argentina e China - essa última ainda em desenvolvimento.

ESPECIAL: Bordeaux X Borgonha - ADEGA coloca lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo para que você decida qual é a melhor

Mais notícias sobre vinhos...

+ Grands Crus de Bordeaux são degustados pela primeira vez em feira em Londres

+ George Taber será um dos oradores de conferência de blogueiros na Europa

+ Pesquisa revela ação do levedo utilizado na produção de vinho

+ Coleção comemorativa de vinho é vendida por 130 mil euros em leilão

+ Primeiro guia de vinhos ecológicos é lançado na Espanha

palavras chave

Notícias relacionadas