Revista ADEGA
Busca

Vinho - 09.Mai - Vinho sustentável

Produção de vinhos ecológicos cresce na Espanha


Luna Garcia
O vinho ecológico encontra cada vez mais espaço no mercado internacional
Enquanto a situação do consumo de vinho na Espanha continua baixa, cada vez mais adegas do país se aventuram na produção de vinho ecológico - produto que está encontrando cada vez mais espaço nos mercados internacionais.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho (MARM) espanhol, o número de adegas que começaram a elaborar esse tipo de vinho cresceu de 340 a 460 nos últimos três anos.

Esse aumento é devido aos benefícios que comportam esse tipo de produção, cuja demanda nos mercados internacionais tem crescido constantemente nos últimos anos e que, apesar de requerer um esforço maior para os produtores, seus resultados são visíveis tanto na qualidade do vinho como no entorno, contribuindo com o desenvolvimento da sustentabilidade nas regiões que o elaboram.

No momento, a legislação europeia só reconhece a etiqueta de "vinhos elaborados com uvas de cultivo ecológico", a qual reconhece o uso de práticas alternativas quanto ao emprego de pesticidas e fertilizantes de origem química. Esse ponto está sendo tratado pela Comissão Europeia a fim de chegar a um acordo para reconhecer a etiqueta de "vinho ecológico" em todos os seus aspectos.

Uma prova de que esse produto está em ascensão são as diferentes iniciativas que estão sendo feitas para promovê-lo. Entre elas está a realização da II Feira Internacional do Vinho Ecológico (FIVE) em Pamplona, evento que reuniu importadores de 20 países interessados nesse tipo de produto, ou a Feira Nacional do Vinho (Fenavin), que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de maio, na Cidade Real.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Projeto de lei na Argentina visa criar vinho estatal

+ Ponte na Alemanha cruzará vinícolas com as "melhores Rieslings do planeta

+ Família real planta vinhedos em parque na Inglaterra

+ Rótulo de vinho espanhol convida consumidor a interação

+ Nova marca de vinho arrecada mais de 600 mil dólares para caridade

+ Derivados de animais são utilizados na produção de vinhos

Redação
Publicado em 09/05/2011, às 08h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias