Vinho - 16.Dez - Comércio

Produtores brasileiros comemoram aumento das vendas em 2009

por Redação

Com alta de 45% no segundo semestre de 2009, os produtores de espumantes e vinhos do Brasil estão celebrando o fim do ano como um período que consolidou o setor vinícola do país.

Segundo o Ibravin, as vendas totais de 2009 deverão ter um aumento de 25% em relação ao ano passado. Este resultado positivo pode ser visto como uma conseqüência tanto do aumento do consumo interno quanto das exportações, que saltaram de 3,5 milhões de litros em 2007 para mais de 26 milhões até novembro deste ano.

Diogo Bertolini, presidente do Ibravin, explicou que os brasileiros estão começando a consumir os produtos nacionais. "O brasileiro passou a consumir espumantes em épocas que não sejam festivas, e a prova disso é o aumento de 20% no consumo em relação ao ano passado".

Nesta mesma direção, o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Carlos Abarua, afirmou que exportação será a tendência do Brasil para os próximos anos, já que o país passou a ser visto como local capaz de exportar vinhos e espumantes de qualidade. "Aos poucos os produtos produzidos no Brasil vão ganhar espaço nas gôndolas dos mercados europeus", concluiu.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Vinho ruim pode economizar energia, diz estudo

+ Portugal lança canal online dedicado ao vinho

+ O Melhor Vinho do dia: preocupação ecológica!
+ Hong Kong desbanca Londres como segundo maior em leilões

+ Suécia pode ter novo recorde de vendas em 2009

palavras chave

Notícias relacionadas