Revista ADEGA
Busca

Vinho - 02.Abr - Efeméride

Produtores da "água da vida" celebram 700 anos


Armagnac, a primeira aguardente vínica
Em comemoração aos 700 anos do texto que fundou a "água da vida", o Armanhaque - a aguardente vínica proveniente da região francesa de mesmo nome -, produtores da bebida foram recebidos no Vaticano e ganharam uma cópia do texto que fundou o Armanhaque.

O texto foi escrito por volta de 1310 por Vital Dufour, padre de Eauze (no sudoeste da França), e descreve 40 virtudes da água da vida, então chamado Armagnac (no nome original em francês).

De acordo com este livro intitulado: "Livro muito útil para se manter saudável e ficar apto", a água da vida "aguça a mente se bebermos com moderação", "cessar as lágrimas que fluem", "cura da hepatite se beber com moderação" e "solta a língua e lhe dá coragem para os tímidos".

Segundo o presidente do setor, cerca de seis milhões de garrafas de Armanhaque são vendidos em 120 países, com um volume de negócios de 50 a 60 milhões de euros.

Para marcar o aniversário de 700 anos de Armanhaque, estão previstas celebrações em Londres, Chicago, Moscou e Paris. Objetivo: dobrar a produção e venda dessa bebida famosa.

Redação
Publicado em 02/04/2010, às 12h49 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias