Vinho - 14.Abr - Interatividade

Produtores da Itália apostam em novas mídias para se promoverem

por Redação

Vinicultores italianos, que usualmente são vistos como apegados a antigas tradições, colocaram um ponto final nesta história ao começar a incluir as redes sociais em suas estratégias de promoção.

A Itália é a segunda maior produtora de vinhos do mundo, atrás apenas da França, mas viu suas exportações caírem 6% em 2009, fato que pediu soluções mais "drásticas".

Para Susanna Crociani, da vinícola Crociani, "a crise foi importante para os produtores, que começaram a experimentar novas maneiras de se fazer conhecer".  A produtora, que diz ter sido a primeira no ramo a criar um blog (em 2004), afirma que ganhou diversos clientes - tanto pessoas "comuns" como restaurantes e profissionais da área - depois de criar uma página no site de relacionamentos Facebook. Alguns meses atrás, abriu também uma conta no Twitter.

"A vantagem das redes sociais é que você não precisa pagar para se promover. Você deve apenas investir seu tempo nisso, e caso faça direito, consegue um bom retorno", explicou.

De acordo com Susanna, o Facebook e o Twitter são especialmente importantes para reconquistar os consumidores mais jovens, que tendem a favorecer a cerveja sobre o vinho.

Apesar de a Itália estar bastante atrasada em relação aos rivais norte-americanos, as novas mídias já estão ganhando destaque nos mercados e dando os primeiros passos.

Elas são especialmente importantes por conta da interatividade com o consumidor e da troca de informações entre eles, fator que pode ajudar na divulgação e confiança nos produtos.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: Para harmonizar com um prático sanduíche de forno!

+ TV estatal espanhola lança série baseada no mundo do vinho
+ Jamie Oliver estréia novo programa para os norte-americanos
+ Área de plantio de vinhedos caiu 1,2% em 2009
+ Tim Atkin visita Navarra e mostra interesse pelos vinhos rosados

palavras chave

Notícias relacionadas